• Agenda Legislativa 2020
    • Acompanhe
    • Agronegócio, Meio Ambiente e Regularização Fundiária
    • Avanços no Ambiente Institucional
    • Cidadania e Combate à Pobreza
    • Combate à Corrupção
    • Desburocratização e Crescimento Econômico
    • Educação
    • Empregabilidade
    • Energia
    • Finanças Públicas
    • Gestão Pública
    • Infraestrutura e Logística
    • Inovação e Empreendedorismo
    • Reforma Política
    • Saúde
    • Segurança Pública
  • Agenda Legislativa 2021
  • Bancada
    • Linha do Tempo
    • Nossos Valores
    • Quem Somos
    • 56ª Legislatura (2019-2022)
    • 57ª Legislatura (2023-2026)
    • Adriana Ventura
    • Agendas Legislativas
    • Alexis Fonteyne
    • Coletânea Fiscaliza
    • Gilson Marques
    • Lucas Gonzalez
    • Luiz Lima
    • Manual de Fiscalização Cidadã
    • Marcel van Hattem
    • Paulo Ganime
    • Ricardo Salles
    • Tiago Mitraud
    • Vinicius Poit
  • Convênios e Patrocínios da Itaipu Binacional
  • Deputados
    • Deputados Legislatura 56
    • Deputados Legislatura 57
  • Monitoramento das Agendas de Autoridades com Parlamentares
  • Monitoramento de atuação parlamentar
  • Monitoramento de Transferências Especiais (Emendas PIX)
  • Monitoramento de Transferências Voluntárias
  • Monitoramento de votações
  • Monitoramento dos Requerimentos de Informação (RICs)
  • Notícias
  • Nova Previdência
  • Novômetro
  • Página Deputado
  • Página Inicial
  • PL 528/2020: Combustíveis do Futuro
  • Transparência
    • Economia de Bancada
NOVO na Câmara
Sem Resultados
Veja Todos os Resultados
Sem Resultados
Veja Todos os Resultados
NOVO na Câmara
Sem Resultados
Veja Todos os Resultados
Página Inicial Comunicação Notícias

Alexis Fonteyne afirma que Reforma Tributária ampla viabiliza retomada econômica

Fabiane Amaral por Fabiane Amaral
19 de julho de 2021
em Alexis Fonteyne, Notícias
0
Alexis Fonteyne afirma que  Reforma Tributária ampla viabiliza retomada econômica

Foto: Fábio Barros

0
COMPARTILHAMENTOS
202
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A Reforma Tributária é pauta prioritária para a bancada do NOVO. A complexidade do sistema tributário brasileiro, suas distorções, a falta de transparência e a insegurança jurídica são alguns dos principais problemas apontados pelo deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO-SP) que geram um alto custo para o País, o que culmina na baixa produtividade e no desemprego.

Chegou ao Congresso Nacional a Reforma Tributária do Imposto de Renda, o Projeto de Lei 2337/2021. Na segunda semana de julho, foi apresentado relatório da proposta, o qual acendeu sinal de alerta nos parlamentares do NOVO. A reforma é urgente e necessária, mas não pode ser a toque de caixa, fatiada ou sem focar em três prontos essenciais: a simplificação tributária, trazer soluções para taxação sobre o consumo e a redução proporcional de impostos.

Para explicar um assunto tão complexo, Alexis Fonteyne responde a seis perguntas sobre a Reforma Tributária.

Por que é tão urgente e necessário fazer uma reforma tributária no Brasil?

Alexis Fonteyne: Antes da crise causada pela pandemia de Covid-19, a Reforma Tributária já era urgente. Agora ela é inadiável. Os antigos problemas são conhecidos: complexidade, insegurança jurídica, falta de transparência, distorções, cumulatividade e guerra fiscal entre os estados.

Todos eles problemas geram um custo alto para o País, perdemos produtividade e emprego. São empresas que deixam de ser criadas ou que não conseguem se sustentar por não terem condições de entender e operar nosso sistema tributário.

Temos a urgência de um país desigual, que precisa gerar oportunidade e emprego para incluir as pessoas de maneira produtiva. Precisamos simplificar nosso sistema tributário para melhorar o ambiente de negócios no país e viabilizar a retomada da economia. Sem as reformas, a crise não vai passar.

Quais são os principais problemas na proposta hoje e como o NOVO pretende atuar para tentar solucioná-los?

AF: O governo preferiu dividir a discussão da Reforma Tributária em partes, mas o problema é que os ‘pacotes’ propostos até então não estão enfrentando o que julgo serem os principais problemas do nosso sistema tributário: complexidade, insegurança jurídica, distorções e regressividade nos impostos sobre o consumo.

Um primeiro pacote unia apenas PIS e Cofins, deixando para depois a unificação dos impostos estaduais, quer dizer, deixa para depois o que é mais urgente, o que realmente poderia trazer maior simplificação e consequente redução de custo. Um segundo pacote altera as alíquotas do Imposto de Renda, traz novas regras a serem observadas e, no fundo, aumenta carga tributária, pesando a mão nos percentuais e desestimulando a atividade de quem gera empregos no País.

A atuação do NOVO é por um Estado mais simples e eficiente. Toda a bancada está empenhada em trabalhar por pautas de melhoria do ambiente de negócios e por uma reforma tributária ampla. Como iniciativa concreta, posso citar a recente criação da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. Nos mobilizamos para unir mais de 200 parlamentares em torno de propostas de redução do custo Brasil e uma de nossas principais bandeiras é exatamente a Reforma Tributária que o Brasil precisa para se tornar competitivo globalmente.

Quem são os mais prejudicados pela alta carga tributária brasileira?

AF: A alta carga tributária brasileira é elemento excludente, vai contra o setor produtivo e inibe a iniciativa privada. As empresas perdem competitividade diante dos custos provenientes da burocracia estatal, mas em última análise os mais prejudicados são os cidadãos comuns.

O ciclo vicioso de baixa produtividade faz com que menos oportunidades sejam criadas, o que significa menos empregos e renda para as famílias, que são fortemente afetadas pela regressividade do nosso sistema tributário, especialmente se pensarmos nos impostos sobre o consumo. No Brasil, os mais pobres pagam, proporcionalmente, mais tributos do que os mais ricos.

Qual a melhor forma de mudar esse cenário?

AF: A melhor forma de mudar esse cenário é conseguir fazer com que a Reforma Tributária se complete. Precisamos simplificar o sistema, acabar com distorções e com a insegurança jurídica.

Para simplificar, o certo seria adotar o padrão Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) com alíquota única para substituir os cinco tributos sobre o consumo: PIS/Cofins e IPI (federais), ICMS (estadual), ISS (municipal).

Após completar a reforma, a ideia é que o País tenha melhora no ambiente de negócios, ganho de produtividade e entre em um ciclo virtuoso de crescimento, com mais oportunidades, emprego e renda para a população.

Indique os maiores benefícios que uma reforma tributária séria e robusta poderiam trazer para o País a curto, médio e longo prazo.

AF: Como efeito de curto prazo eu vejo a possibilidade direta de redução do custo Brasil. Imagine cinco impostos sendo unificados em apenas um, as empresas vão gastar menos tempo pra calcular suas obrigações tributárias e poderão focar na melhoria de seu modelo de negócio. São vários os benefícios possíveis, para efeitos de médio e longo prazo, um estudo do CCiF (Centro de Cidadania Fiscal) indica aumento da riqueza das famílias, economia mais produtiva e aumento nos investimentos.

O estudo citado estimou os efeitos positivos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45/19 – que é considerada uma proposta de reforma tributária robusta – nos indicadores macroeconômicos brasileiros a médio e longo prazo. Considerando impactos diretos e indiretos da proposta, foi calculado um aumento do PIB potencial de 32% em 15 anos e de 40% no longo prazo; aumento de 22% sobre a produtividade (PTF) em 15 anos e de 24% no longo prazo; aumento do estoque de capital de 22% em 15 anos e de 30% no longo prazo.

3 críticas do Alexis ao que foi apresentado pelo governo como proposta de reforma:

AF: • Não traz simplificação tributária;

• Não resolve o problema da tributação sobre o consumo;

• O pacote sobre o IRPJ, IRPF e aplicações financeiras enviado pelo governo aumenta a arrecadação de impostos.

Tags: alexis fonteynecarga tributáriacovid-19crise econômicacusto brasilreforma tributáriasistema tributário
Post Anterior

Câmara aprova aumento do fundo eleitoral para R$ 6 bi na LDO com protesto da bancada do NOVO

Próximo Post

Vinicius Poit defende abertura de mercado e menos burocracia na mobilidade urbana

Próximo Post
Vinicius Poit defende abertura de mercado e menos burocracia na mobilidade urbana

Vinicius Poit defende abertura de mercado e menos burocracia na mobilidade urbana

Mais lidas

  • MP da Eletrobras: bancada do NOVO é contra parecer que promove a ineficiência e não privatiza a estatal

    MP da Eletrobras: bancada do NOVO é contra parecer que promove a ineficiência e não privatiza a estatal

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Inquérito das “fake news”: Bancada do NOVO ingressa com amicus curiae em ação no STF

    49 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 49
  • Nota sobre a saída do ministro Sérgio Moro

    114 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 114
  • Projeto destina Fundo Partidário a ações de combate à epidemia do coronavírus

    261 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 261
  • Proposta do NOVO para reduzir salários gera economia de mais de R$ 18 bi

    41 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 41

Categorias

NOVO na Câmara

O NOVO na Câmara é o órgão administrativo de consultoria, assessoramento e prestação de serviços à bancada federal do Partido NOVO na Câmara dos Deputados.

Contatos

Coordenação de Administração e Gestão de Pessoas:
(61) 3215-9417 / 9414

lid.novo@camara.leg.br

  • Agenda Legislativa 2020
  • Agenda Legislativa 2021
  • Bancada
  • Convênios e Patrocínios da Itaipu Binacional
  • Deputados
  • Monitoramento das Agendas de Autoridades com Parlamentares
  • Monitoramento de atuação parlamentar
  • Monitoramento de Transferências Especiais (Emendas PIX)
  • Monitoramento de Transferências Voluntárias
  • Monitoramento de votações
  • Monitoramento dos Requerimentos de Informação (RICs)
  • Notícias
  • Nova Previdência
  • Novômetro
  • Página Deputado
  • Página Inicial
  • PL 528/2020: Combustíveis do Futuro
  • Transparência

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Veja Todos os Resultados
  • Agenda Legislativa 2020
    • Acompanhe
    • Agronegócio, Meio Ambiente e Regularização Fundiária
    • Avanços no Ambiente Institucional
    • Cidadania e Combate à Pobreza
    • Combate à Corrupção
    • Desburocratização e Crescimento Econômico
    • Educação
    • Empregabilidade
    • Energia
    • Finanças Públicas
    • Gestão Pública
    • Infraestrutura e Logística
    • Inovação e Empreendedorismo
    • Reforma Política
    • Saúde
    • Segurança Pública
  • Agenda Legislativa 2021
  • Bancada
    • Linha do Tempo
    • Nossos Valores
    • Quem Somos
    • 56ª Legislatura (2019-2022)
    • 57ª Legislatura (2023-2026)
    • Adriana Ventura
    • Agendas Legislativas
    • Alexis Fonteyne
    • Coletânea Fiscaliza
    • Gilson Marques
    • Lucas Gonzalez
    • Luiz Lima
    • Manual de Fiscalização Cidadã
    • Marcel van Hattem
    • Paulo Ganime
    • Ricardo Salles
    • Tiago Mitraud
    • Vinicius Poit
  • Convênios e Patrocínios da Itaipu Binacional
  • Deputados
    • Deputados Legislatura 56
    • Deputados Legislatura 57
  • Monitoramento das Agendas de Autoridades com Parlamentares
  • Monitoramento de atuação parlamentar
  • Monitoramento de Transferências Especiais (Emendas PIX)
  • Monitoramento de Transferências Voluntárias
  • Monitoramento de votações
  • Monitoramento dos Requerimentos de Informação (RICs)
  • Notícias
  • Nova Previdência
  • Novômetro
  • Página Deputado
  • Página Inicial
  • PL 528/2020: Combustíveis do Futuro
  • Transparência
    • Economia de Bancada

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.